A Usina do Corumbataí, em Rio Claro - SP, é uma das primeiras hidrelétricas do Brasil e a terceira mais antiga do Estado, inaugurada em 1895. A usina é cercada por um parque de 44 hectares, que inclui trechos de Mata Atlântica. A Usina do Corumbataí foi construída entre 1893 e 1895, nas proximidades da cidade de Rio Claro. Para abrigar as turbinas e o gerador, foi erguido um edifício de pedra, que existe até hoje. Fechada por problemas técnicos após funcionar apenas por um dia, a usina iniciou sua operação definitiva em 1900.
Em 1912, a Usina do Corumbataí passou para o controle de Eloy Chaves, um dos pioneiros da eletricidade no Brasil. A empresa de Chaves ampliou e modernizou a usina, até repassá-la ao governo estadual paulista em 1965.
Após sofrer uma grande inundação, a usina foi fechada em 1970. Por seu valor histórico, os equipamentos e edifícios foram restaurados e tombados. Em 1999, toda a área foi doada à Fundação Energia e Saneamento. Em 2008, a antiga usina, recuperada, voltou a gerar energia, e, em 2015, teve a geração encerrada em virtude de finalização de contrato com a empresa geradora. No momento, a Fundação já estabeleceu novo contrato com nova companhia geradora e aguarda finalização de obras de readequação para reativar a PCH.